Guerra no Médio Oriente

Libertados mais dois reféns israelitas

Depois de uma jovem militar ter sido libertada esta quinta-feira, um homem de 80 anos e uma mulher de 29 também já estão de regresso a Israel após 482 dias em cativeiro.

Arbel Yehoud antes de ser libertada pelo Hamas.
Arbel Yehoud antes de ser libertada pelo Hamas.
Abdel Kareem Hana

Os reféns Gadi Moses, um alemão-israelita de 80 anos, e Arbel Yehud, uma israelita de 29 anos, foram libertados pelo Hamas esta quinta-feira.

Depois de Agam Berger, uma jovem militar de 20 anos, ter saído em liberdade esta quinta-feira, Gadi Moses e Arbel Yehud foram entregues à Cruz Vermelha e já estão a caminho de Israel depois de terem sido mantidos reféns durante 482 dias. confirmou o exército israelita.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que Arbel Yehud, visivelmente assustada, é levada por elementos do Hamas até ao local onde foi libertada.

Para além dos israelitas, foram ainda libertados cinco trabalhadores tailandeses ao abrigo de um acordo diferente daquele que permitiu o cessar-fogo.

O grupo militar pró-Israel já tinha partilhado um vídeo que mostra o momento em que Gadi Moses e Arbel Yehud dão um abraço emotivo antes de serem transferidos para o local onde foram libertados.

A primeira refém a regressar ao seu país esta quinta-feira foi Agam Berger, militar de 20 anos que também era mantida em cativeiro há 16 meses.

A jovem já se encontra em Israel e já reencontrou os pais. A Agence France-Presse aianta que Agam Berger está a ser transportada de helicóptero para um hospital israelita.