Guerra no Médio Oriente

Hamas liberta mulher de 20 anos e divulga vídeo de dois reféns

Como parte de um acordo entre o Hamas e Telavive, três reféns israelitas deverão sair em liberdade esta quinta-feira. Para já, apenas uma jovem militar de 20 anos foi libertada pelo grupo militar pró-Palestina.

Loading...

O grupo Jihad Islâmica divulgou, esta quinta-feira, um vídeo que mostra dois dos três reféns israelitas que devem ser libertados esta quinta-feira de manhã na Faixa de Gaza, no âmbito de uma nova troca com palestinianos detidos por Israel. Um destes três reféns já se encontra a caminho de Israel.

Agam Berger, uma jovem militar de 20 anos, foi libertada esta quinta-feira, em Jabalia, pelo grupo militar pró-Palestina, avança a BBC News, após ter passado 482 dias em cativeiro.

A jovem pertencia a uma unidade militar feminina conhecida como Tatzpitaniyot. Sete mulheres que integravam este grupo foram raptadas, mas Agam Berger era a única que ainda permanecia em Gaza.

O exército de Israel confirma que Agam Berger já se encontra em território israelita, onde irá ser sujeita a uma avaliação médica.

As Forças de Defesa de Israel também divulgaram, esta quinta-feira de manhã, uma fotografia do reencontro da jovem ecom os pais.

Vários veículos da Cruz Vermelha estão no local onde os três reféns serão libertados.

Netanyahu já reagiu

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, recorreu à rede social X para assinalar a libertação de Agam Berger. O chefe do Executivo garantiu que o governo irá acompanhar a jovem e a família.

Hamas divulgou vídeo de reféns

Novas imagens partilhadas esta quinta-feira mostram Gadi Moses, um alemão-israelita de 80 anos, e Arbel Yehud, um israelita de 29 anos. Os dois reféns também devem ser entregues à Cruz Vermelha pelas Brigadas Al-Quds (Jerusalém), a ala militar do movimento Jihad Islâmica Palestiniana, na Faixa de Gaza.

Loading...

Esta quinta-feira, o Hamas deve libertar três reféns israelitas e cinco prisioneiros tailandeses - que sairão em liberdade ao mesmo tempo que os dois reféns - aguardando-se que Israel liberte 110 prisioneiros palestinianos. Trata-se da terceira troca deste tipo desde que foi acordado o cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O acordo para a libertação dos cidadãos da Tailândia não está inserido no cessar-fogo entre o Hamas e Israel.

Uma quarta troca está prevista para sábado, com a libertação de três homens de acordo com o calendário anunciado por Israel.

Com Lusa