Foram libertados este sábado mais três reféns israelitas. É o quinto processo de troca desde o início de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
As imagens, divulgadas este sábado à tarde pelo Governo israelita, mostram o momento em que um dos reféns, Ohad Ben-Ami, se encontra com as filhas no hospital, onde recebeu os primeiros cuidados médicos.
São momentos de grande emoção depois de mais de 490 dias em cativeiro.
Esta foi a quinta troca de reféns. Os três reféns foram entregues à Cruz Vermelha Internacional (CVI) em Deir al-Balah, no centro da Faixa de Gaza, e posterioremente transferidos parao hospital.
Os três reféns libertados
Ohad Ben-Ami, israelo-alemão, tem 56 anos e foi um dos reféns libertados.
Or Levy, de 34 anos, que foi sequestrado no festival de música, no sul de Israel, a 7 de outubro de 2023, também foi libertado. A mulher foi morta e o filho de 3 anos ficou ao cuidado dos avós.
O terceiro é Eli Sharabi, de 53 anos.
Dezenas de palestinianos libertados por Israel
Do lado de Israel, dezenas de prisioneiros palestinianos foram libertados este sábado. Chegaram a Ramallah, entre gritos de "Alá é grande", onde foram recebidos por familiares e por centenas de palestinianos em delírio.
Entre os prisioneiros estão 111 habitantes de Gaza que foram detidos na Faixa de Gaza após o ataque do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023, de acordo com o Comité de Prisioneiros e Prisioneiras da Cisjordânia.