Guerra no Médio Oriente

Análise

O que significa a morte do líder político do Hamas?

Um ataque aéreo israelita em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou o líder político do Hamas, Salah al-Bardaweel. Mas o que significa esta baixa?

Loading...

Maria João Tomás, comentadora da SIC, diz que há um “sentimento de mal-estar cada vez maior” em Israel. Defende ainda que o Hamas quer confundir os israelitas.

O que significa a morte do líder político do Hamas? “É mais um. Eles estão organizados para confundir Israel para que não haja só um alvo”, diz a comentadora da SIC.

“Desde que morreu Sinwar o Hamas organizou-se de maneira diferente”, acrescenta.

Um ataque aéreo israelita em Khan Younis, no sul da Faixa de Gaza, matou o líder político do Hamas, Salah al-Bardaweel. Os meios de comunicação social pró-Hamas, citados pela Reuters, referem que o ataque aéreo matou Bardaweel e também a sua mulher.

Maria João Tomás refere ainda, na SIC Notícias, que a demissão do chefe dos serviços secretos significa que há um “sentimento de mal-estar”, que é “cada vez” maior em Israel.

“Estamos a assistir a uma guerra constitucional em Israel igual àquela que está a acontecer nos Estados Unidos (…). São sinais que nos preocupam”, afirma.

Os protestos nas ruas de Israel são a “única maneira de manter a democracia”. Milhares de pessoas protestam contra Netanyahu.