Guerra no Médio Oriente

Gaza está à beira da catástrofe após meses sem entrada de alimentos no território

A Organização Mundial de Saúde e várias agências humanitárias das Nações Unidas avisam que Gaza está à beira da catástrofe, depois de dois meses de bloqueio total à entrada de alimentos. Um navio que transportava ajuda humanitária foi atacado por drones no Mar Mediterrâneo. Algumas imagens desta reportagem podem impressionar.

Loading...

As imagens do ataque foram fornecidas pela tripulação e ocupantes do navio da organização humanitária Flotilha da Liberdade, que transportava alimentos e ajuda desde a ilha de Malta até à Faixa de Gaza. Por volta da meia-noite, hora local, dois drones terão atingido a embarcação, que ficou imobilizada e em risco de naufrágio ao largo das águas territoriais de Malta.

Na ilha, a ativista Greta Thunberg, que por pouco não embarcou na missão, responsabilizou Israel pelo ataque, pelo bloqueio e pelo que classificou como genocídio em Gaza.

Agências da ONU e a Organização Mundial da Saúde alertam para o fim das reservas alimentares no território e para uma crise humanitária sem precedentes em 15 meses de guerra. Sem comida adequada há semanas, as primeiras vítimas da subnutrição são as crianças com doenças crónicas.

Entretanto, na Síria, Israel bombardeou as imediações do Palácio Presidencial de Damasco, num ataque que diz ser um aviso ao governo sunita, devido aos confrontos étnicos e religiosos que assolam o país. Os confrontos terão vitimado elementos da minoria drusa e provocaram dezenas de mortos nos últimos dias.

Desde 1967, Israel ocupa ilegalmente várias regiões da Síria, como os Montes Golã. Mais recentemente, alargou a zona ocupada e pretende agora controlar o sul do território sírio.