Portugal prepara-se para reconhecer oficialmente o Estado da Palestina, numa iniciativa coordenada com países como França e Reino Unido. Para Luís Ribeiro, esta posição dá um sinal importante ao mundo e mostra que Portugal tem mais peso diplomático do que o próprio país às vezes admite.
"A comunidade internacional aparentemente olha para o nosso país com mais importância ou peso diplomático do que aquele que nós às vezes lhe atribuímos. O Times of Israel, o maior jornal israelita em língua inglesa, não só deu grande destaque a este assunto, com uma fotografia de Luís Montenegro, como ainda chama a Portugal uma potência ocidental", sublinha o analista. “Às vezes, menorizamos o nosso papel, mas temos peso, sobretudo numa altura destas".
Apesar de apenas 10 dos 27 países da União Europeia reconhecerem a Palestina, a maioria do mundo já o fez. Segundo Luís Ribeiro, "76% dos países do mundo já reconheceram o Estado da Palestina - são 147 em 193".
"Neste momento, estamos numa fase de pressão sobre o governo israelita para, de qualquer forma, parar esta catástrofe humana que está a acontecer".
Este é um dos temas em análise no habitual Explicador todos os dia no Jornal do Dia pela 13h45.