Guerra no Médio Oriente

Líder militar do Hamas opõe-se ao plano de Trump para Gaza

Segundo avança a BBC, mediadores entraram em contacto com o chefe da ala militar do Hamas em Gaza, que indicou não concordar com o novo plano dos EUA.

Líder militar do Hamas opõe-se ao plano de Trump para Gaza
Ken Cedeno

Izz al-Din al-Haddad, figura de relevo do Hamas, não concorda com o plano de paz para Gaza apresentado por Donald Trump, avança a BBC.

O líder militar acredita que o plano foi elaborado para acabar com o Hamas, independentemente do grupo o aceitar ou não, e que, por isso, está determinado a continuar a lutar.

O plano de Trump, que já foi aceite por Israel e que conta com o apoio de vários países, estipula que o Hamas se desarme e não tenha qualquer papel futuro no governo de Gaza.

A BBC noticiou ainda que parte da liderança política do Hamas no Qatar estará aberta a aceitar o plano com ajustes, mas pouca influência terão, já que não têm controlo sobre os reféns.

O Hamas desconfia ainda que, apesar da garantia de Trump, Israel possa não cumprir os termos do plano, que prevê a retirada do exército israelita de Gaza depois da libertação dos reféns.

Alguns dirigentes do Hamas opõem-se também ao envio, por parte dos EUA e dos países árabes, daquilo que o plano descreve como "uma Força Internacional de Estabilização temporária" para Gaza, que veem como uma nova forma de ocupação.

Recorde-se que Trump deu "três ou quatro dias" ao Hamas para responder ao plano, apresentado na segunda-feira.

Com Lusa