O Presidente dos Estados Unidos confirmou esta noite, na Truth Social, que Israel e o Hamas assinaram a primeira fase do plano de paz para Gaza.
O anúncio de Donald Trump surge pouco tempo depois da imprensa israelita ter avançado que o Hamas aceitou o acordo de cessar-fogo em Gaza.
"Isto significa que todos os reféns serão libertados muito em breve e que Israel irá recolher as suas tropas para um limite acordado", escreve o Presidente dos EUA.
"É um grande dia para os mundos árabe e muçulmano, para Israel, nações ao redor e Estados Unidos da América", acrescenta.
Na mensagem, Trump aproveita para agradecer às partes envolvidas na mediação das negociações e que trabalharam para este "evento histórico e sem precedentes".
Entretanto, a porta-voz da Casa Branca já fez saber que Trump viajará para o Médio Oriente em breve. Fará um exame de rotina na sexta-feira e depois seguirá viagem.
A proposta de 20 pontos de Trump prevê, numa primeira fase, uma troca dos 48 reféns, vivos e mortos, por prisioneiros palestinianos, após o que haveria um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza.
O plano inclui a formação de um governo de transição para Gaza, supervisionado por Trump e pelo ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair, além da possibilidade de negociar no futuro um Estado palestiniano, ao qual o governo israelita se opõe.


