Guerra no Médio Oriente

Palestinianos e israelitas celebram cessar-fogo na Faixa de Gaza

O acordo entre Israel e o Hamas para o cessar-fogo na Faixa de Gaza já foi confirmado pelas duas partes e anunciado por Donald Trump. Em Telavive, uma mãe celebra o regresso do filho ao lado de ex-reféns. Em Gaza, vive-se o alívio após “dois anos de matança e genocídio”.

Loading...

Israel e Hamas acordaram na quarta-feira à noite a fase inicial do cessar-fogo na Faixa de Gaza, após negociações em Sharm al-Sheikh mediadas pelo Egipto, Qatar, Estados Unidos e Turquia. Donald Trump confirmou esta quinta-feira que as duas partes assinaram a primeira fase do plano de paz.

O anúncio do Presidente norte-americano surge pouco tempo depois da imprensa israelita ter avançado que o Hamas aceitou o acordo de cessar-fogo.

Na Faixa de Gaza, junto ao hospital Nasser, dezenas de palestinianos falam num momento muito aguardado depois de “dois anos de matança e genocídio”.

“São momentos históricos há muito aguardados pelos palestinianos, após dois anos de matança e genocídio, cometidos com arrogância contra o povo palestiniano. A alegria que vemos nas ruas é resultado da grande pressão sobre o povo palestinianos, dos grandes massacres e dos assassínios”, diz um popular.

Também em Telavive, capital de Israel, a notícia de um cessar-fogo - que contempla a libertação de todos os reféns do Hamas - foi recebida com clima de festa e alívio.

Uma mãe celebra agora o regresso do filho ao lado de ex-reféns. Um momento que os israelitas dizem não ter palavras para descrever.

“Obrigada ao povo de Israel, aos soldados, ao presidente Trump. Obrigada a todos os que ajudaram a trazer meu filho e os reféns de volta. Não vamos parar de lutar até ao ultimo refém", exclama.