Guerra no Médio Oriente

"O que está a acontecer não é um cessar-fogo, não é um acordo de paz, é o fim da guerra de Gaza"

Cerca de 200 militares norte-americanos foram destacados para supervisionar o cumprimento do cessar-fogo em Gaza. As tropas serão posicionadas nas zonas fronteiriças. Veja a análise de Henrique Cymerman, Bruno Cardoso Reis e Livia Franco.

Loading...

Cerca de 200 militares norte-americanos foram enviados para Israel para garantir que se cumpre o acordo de paz. Segundo Henrique Cymerman, as tropas dos Estados Unidos serão colocadas nas zonas fronteiriças entre Israel e Gaza.

"O que está a acontecer não é um cessar-fogo, não é um acordo de paz, é fim da guerra de Gaza depois de dois anos", afirmou o correspondente da SIC no Médio Oriente.

Bruno Cardoso Reis, comentador da SIC, sublinhou a importância da mobilização de estados árabes e não-arábes para o acordo de paz. Considera que o ataque ao Qatar e a obsessão de Donald Trump em ganhar o Nobel da paz podem ter contribuído para o ponto de viragem em Gaza.

Por sua vez, Lívia Franco afirmou que a cimeira de líderes mundiais, que Donald Trump está a organizar para a próxima semana, deve ser pensada tendo em conta a implementação da paz em Gaza, garantindo que é concreta, mas também na estabilização da região do Médio Oriente.