Steve Witkoff e Jared Kushner, enviados dos Estados Unidos para o Médio Oriente, discursaram este sábado em Telavive, na 'praça dos reféns', perante cerca de 400 mil pessoas.
Durante o discurso, Witkoff elogiou a intervenção de Donald Trump no processo do acordo de paz, assim como a dos líderes árabes e muçulmanos, do primeiro-ministro israelita e das famílias dos reféns.
Mas ao ouvir o nome de Benjamin Netanyahu, as milhares de pessoas que se encontravam na 'praça dos reféns' não esconderam o desagrado e vaiaram o chefe do Governo israelita.
Os dois enviados especiais dos Estados Unidos para o Médio Oriente estiveram também na Faixa de Gaza, numa visita conduzida pelo chefe do Estado-Maior de Israel, o tenente-general Eyal Zamir, e que contou ainda com a presença do comandante norte-americano para o Médio Oriente, o almirante Brad Cooper.
A estação norte-americana Fox News noticiou que esta visita serviu para confirmar a retirada parcial das forças militares israelitas, que é uma condição indispensável para garantir a libertação dos reféns israelitas por parte do Hamas, em troca de centenas de palestinianos detidos em prisões israelitas.
Segundo a AFP, Steve Witkoff e Jared Kushner também estiveram num encontro organizado pelas famílias dos reféns.
Com Lusa
