Guerra no Médio Oriente

Afinal, Israel não vai reabrir a passagem de Rafah para entrada de ajuda humanitária em Gaza

Há mais de 600 camiões com ajuda humanitária às portas da Faixa de Gaza, mas a reabertura da passagem ainda não foi confirmada.

Afinal, Israel não vai reabrir a passagem de Rafah para entrada de ajuda humanitária em Gaza
Mohammed Arafat

Afinal, Israel não vai reabrir esta quarta-feira a passagem de Rafah, entre o Egito e a Faixa de Gaza, que permitiria a entrada no enclave palestiniano de 600 camiões com ajuda humanitária.

Apesar de relatos que sugeriam o contrário, uma autoridade de segurança israelita, citada pela Sky News, confirmou que a passagem de Rafah não será aberta para já.

Estão em curso preparativos para a abertura da passagem, mas apenas para a entrada e saída de habitantes de Gaza.

A reabertura desta passagem permitiria que 600 camiões de ajuda humanitária enviados pela ONU, organizações internacionais autorizadas, setor privado e países doadores fossem encaminhados para a Faixa de Gaza.

Isto depois de na terça-feira, uma fonte das forças de segurança do Egito ter dito esperar a reabertura da passagem de Rafah "nas próximas horas", após ter acordado com a Autoridade Nacional Palestiniana o envio de 100 soldados.

Tanques e drones israelitas abriram fogo esta quarta-feira em vários locais no norte da Faixa de Gaza e na cidade de Rafah, atingindo tendas de refugiados em Mawasi, testemunhou a agência noticiosa espanhola EFE. Não há relato de vítimas mortais ou feridos.