Guerra no Médio Oriente

Fronteira com o Egito deve abrir no domingo, camiões com ajuda humanitária aguardam luz verde para entrar em Gaza

O ministro dos negócios estrangeiros de Israel disse na quinta-feira que a fronteira de Rafah - no norte do Egito – deverá abrir este domingo, o que irá permitir um aumento do fornecimento de ajuda humanitária a Gaza. Em Rafah, dezenas de camiões já aguardam luz verde para entrar em Gaza.

Loading...

A conta-gotas, centenas de camiões vão chegando à fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza. Trazem sobretudo combustível e bens alimentares destinados a uma população faminta. Toneladas de ajuda que continua à espera da luz verde de Israel, algo que talvez aconteça este fim-de-semana.

“No que diz respeito à passagem de Rafah, esta será provavelmente aberta este domingo. Estamos a tomar todas as providências e a fazer todos os preparativos para tal. Também está a ser coordenada com a força EUBAM (unidade de observadores da UE) da União Europeia e, tanto quanto sei, com os próprios palestinianos”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel. 

O plano de paz de Donald Trump estipulava a entrega de todos os reféns vivos ou mortos até à passada segunda-feira. Mas Israel diz que o Hamas não está a cumprir o acordo.

“É evidente que, de acordo com o acordo, eles devem libertar também os reféns mortos, eles devem fazer isso. E insistimos que eles o façam, não dentro de semanas ou meses, mas imediatamente”, acrescenta Gideon Saar 

O Hamas garante estar a trabalhar para devolver todos os cadáveres. O acordo de paz estipulou a entrega de 28 corpos. Os 20 reféns ainda vivos já foram todos libertados.