Guerra no Médio Oriente

Correspondente SIC

EUA enviam representantes a Israel para assegurar segunda fase do acordo em Gaza

O correspondente da SIC em Telavive, Henrique Cymerman, considera que a visita dos enviados norte-americanos para o Médio Oriente a Israel visa assegurar que se passe para a segunda fase do cessar-fogo.

Loading...

Os enviados norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner chegaram a Israel na segunda-feira, anunciou uma porta-voz da Embaixada dos EUA, para discutir com as autoridades israelitas a situação em Gaza. Esta visita ocorre um dia depois dos ataques israelitas à Faixa de Gaza, com Israel a acusar o Hamas de violar o cessar-fogo em vigor desde 10 de outubro, acusação que o movimento islamista palestiniano negou.

"Querem assegurar que passamos para a segunda fase [do acordo], apesar destas violações do cessar-fogo dos últimos dias (...) vêm cá assegurar não só que se mantenha esse cessar-fogo, mas ao mesmo que se passe para a segunda fase, que isso vai ser bastante mais complicado".

Além disso, os enviados querem "acelerar a chegada de uma força multinacional de vários países que vão enviar soldados, sobretudo países árabes e muçulmanos".

"Sabemos que há uma força de 200 soldados norte-americanos que estão na fronteira entre Gaza e Israel a tentar assegurar a preservação do acordo e que não haja mais violações do cessar-fogo, mas no fundo toda a grande discussão a partir de agora vai ser se o Hamas vai estar disposto ou não a entregar as armas, porque eles já aceitaram que não vão ser parte do governo futuro que vai haver em Gaza".