A música “Russians” surgiu pela voz de Sting em 1985, uma altura marcada pela Guerra Fria. A recente invasão russa à Ucrânia, levou o músico britânico a publicar um vídeo onde surge a cantar esta canção.
O objetivo é apelar a donativos para a “Help Ukraine”, para comprar medicamentos e enviar para um armazém na fronteira entre a Ucrânia e a Polónia.
No vídeo, Sting explica que raramente cantou esta canção desde que foi escrita, porque nunca pensou que se tornasse “novamente relevante”.
“À luz da decisão sangrenta e lamentavelmente mal orientada de um homem invadir um vizinho pacífico e sem ameaças, a canção é, mais uma vez, um apelo à nossa humanidade. Para os corajosos ucranianos que lutam contra esta brutal tirania e também para os muitos russos que protestam contra este ultraje apesar da ameaça de detenção e prisão – todos nós amamos os nossos filhos. Parem a guerra”.
“Russians” retrata o clima que se vivia na Guerra Fria e faz referência a várias figuras históricas como líderes soviéticos e norte-americanos.
A canção foi lançada pela primeira vez como single de “The Dream of the Blue Turtles”, o seu primeiro álbum a solo depois de se ter despedido da banda “The Police”. Foi uma das canções mais ouvidas na primeira década da sua carreira a solo.
SAIBA MAIS
- Guerra na Ucrânia: resistência de ucranianos “continua a surpreender” a Rússia
- Mais de 1,5 milhões de refugiados ucranianos em 10 dias, segundo a ONU
- Guerra na Ucrânia: OMS confirma vários ataques a instalações médicas que causaram “múltiplos mortos e feridos”
- 11.º dia de guerra na Ucrânia: o ponto de situação
- Cruz Vermelha diz que situação em Mariupol é “dilacerante” e apela à proteção de civis