Guerra Rússia-Ucrânia

Guerra na Ucrânia em "lume brando" e a "chantagem" da Rússia

Loading...

A análise do comentador da SIC, José Milhazes.

O comentador da SIC, José Milhazes, considera o apelo de António Guterres "muito sensato" por se fala da "existência de bombas nucleares sob outra forma", acrescentando que é "muito urgente que se tome medidas".

Porém José Milhazes admite que é muito difícil chegar a um consenso, porque a central nuclear está localizada num território ocupado pela Rússia, que a Ucrânia considera seu, e Moscovo utiliza isso como "chantagem".

Isto para os russos significa que podem a partir desta zona bombardear território ucraniano sem temerem que a central seja atacada.

"Em lume brando" é assim que José Milhazes caracteriza o ponto de situação da guerra, "mas vão-se preparando outras batalhas que deverão estar para breve", esclarece. Ainda assim continua a não haver solução para este problema: a Rússia continua a ditar as suas condições, que Zelensky já disse que não vai aceitar.

O comentador da SIC afirma que é "muito difícil prever quanto tempo mais esta guerra vai demorar" e é provável que ainda dure "muitos meses" ou até "uns aninhos".

É de esperar que este conflito continue, a não ser que alguma grande tragédia possa mudar o rumo às coisas.

Últimas Notícias
Mais Vistos