Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky informa Presidente da Polónia sobre necessidades de armamento para a Ucrânia

Zelensky informa Presidente da Polónia sobre necessidades de armamento para a Ucrânia
Alexey Furman
Presidente da Ucrânia disse que manteve "negociações frutuosas" com Andrzej Duda sobre questões bilaterais.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse que forneceu ao seu homólogo polaco, Andrzej Duda, que recebeu em Kiev, todas as informações sobre as necessidades atuais de armamento da Ucrânia para enfrentar a Rússia.

"Tudo o que precisamos agora, está tudo em pormenor com o Presidente da Polónia", disse Zelensky durante uma conferência de imprensa conjunta com Duda no final de uma reunião, citado pela agência Ukrinform.

Zelensky disse que manteve "negociações frutuosas" com Duda sobre todas as questões bilaterais, incluindo as de defesa e segurança, mas escusou-se a dar pormenores, argumentando que há temas em que se deve manter o silêncio.

"Estou grato por este silêncio [da Polónia], mas o mais importante é que o nosso inimigo ouça mais tarde este silêncio", disse.Andrzej Duda viajou para Kiev para participar presencialmente na segunda cimeira da Plataforma da Crimeia.

A reunião decorre por videoconferência e conta com a participação de vários chefes de Estado e de Governo, bem como da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg.

A visita de Duda coincide com a celebração dos dias nacionais da bandeira, esta terça-feira, e da independência da Ucrânia, na quarta-feira, dia em que também se cumprem seis meses da invasão que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro.

As autoridades ucranianas receiam ataques russos relacionados com as efemérides e a embaixada dos Estados Unidos em Kiev fez hoje um alerta de segurança.

Últimas Notícias
Mais Vistos