Guerra Rússia-Ucrânia

Major-General faz balanço dos 200 dias da guerra na Ucrânia

Loading...

Com a chegada do inverno, a tarefa “complica-se muito”.

Aos 200 dias de guerra, a Ucrânia “está a mostrar aquilo que vale”, diz o Major-General Isidro Pereira, em entrevista à SIC Notícias. O especialista em Assuntos Militares afirma que “finalmente” as Forças Armadas ucranianas estão a desenvolver operações “tal como tinham prometido”.

O contra-ataque da Ucrânia tem obrigado, nos últimos dias, ao recuo das forças russas. O Major-General Isidro Pereira diz que, em pouco tempo, os ucranianos conquistaram cerca de 3.000 km2 de território, o equivalente à Grande Lisboa.

“Hoje já está a ser discutido no Pentágono a possibilidade de apoiar a Ucrânia com material terrestre de primeira geração. Estamos a falar de material militar que pode fazer a diferença”.

Até porque com a chegada do inverno, a tarefa “complica-se muito”. Para além das operações terrestres se complicarem e serem mesmo obrigadas a parar devido às temperaturas negativas extremas, os próprios soldados também correm riscos.

“Tem efeitos imediatos em pequenos ferimentos, podem tornar-se em gravíssimos problemas, ter que cortar um membro, como se viu na II Guerra”.

Últimas Notícias
Mais Vistos