Guerra Rússia-Ucrânia

Cidade natal de Zelensky em risco de inundar depois de ataque russo

Cidade natal de Zelensky em risco de inundar depois de ataque russo
John Moore
Danos a uma infraestrutura hidráulica provocaram a subida do rio.

A cidade ucraniana de Kryvyi Rih está sob ameaça de inundação depois de uma infraestrutura hidráulica ter ficado danificada num ataque russo. Danos que provocaram a subida de um rio, informou a presidência ucraniana.

"No ponto de impacto, observamos um fluxo de água de 100 m3 por segundo, o que é um grande volume. O nível da água do rio Ingoulets muda a cada hora".

Segundo a mesma fonte, o centro e outro distrito desta cidade de 600 mil habitantes estão "sob risco de inundação".

"É um desafio para todos nós, mas a situação está sob controlo. Todos os serviços estão envolvidos para eliminar a ameaça o mais rápido possível".

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, natural de Kryvyi Rih, já tinha anunciado um ataque russo que visou uma "infraestrutura hidráulica", sem causar baixas.

Para Zelensky, o ataque de Moscovo foi uma "tentativa de inundar Kryvyi Rih".

"O Estado terrorista continua a travar uma guerra contra civis. (...) Tudo o que os ocupantes podem fazer é semear o pânico, criar uma situação de emergência, tentar deixar as pessoas sem luz, calor, água e comida", realçou o Presidente ucraniano.

O governador da região, Valentin Reznitchenko, mencionou, por sua vez, que sete mísseis russos foram disparados de um avião, danificando "gravemente" esta infraestrutura.

Últimas Notícias
Mais Vistos