Guerra Rússia-Ucrânia

Conselho da Europa apoia criação de tribunal especial para julgar invasão da Ucrânia

Rússia foi excluída do Conselho da Europa em março.

Conselho da Europa apoia criação de tribunal especial para julgar invasão da Ucrânia
Anadolu Agency / Getty Images

Os membros do Conselho da Europa, organismo do qual a Rússia foi excluída devido à invasão da Ucrânia, apoiaram, esta quinta-feira, a criação de um tribunal especial para julgar e responsabilizar os autores de "violações do direito internacional" no conflito.

O comité de ministros, que reúne os representantes dos 46 estados-membros do Conselho da Europa, adotou uma decisão na qual “toma nota com interesse” das propostas da Ucrânia para a criação deste tribunal, bem como de "um amplo mecanismo de compensação internacional que inclui, como primeiro passo, um registo de danos".

“É de extrema importância uma resposta jurídica internacional firme e inequívoca à agressão contra a Ucrânia, que não permita a impunidade por graves violações do direito internacional, enfatizando a responsabilidade legal dos autores de tais violações”, salientou este órgão.

Na decisão, adotada por unanimidade, o comité de ministros também reiterou o seu compromisso “com a independência, soberania e integridade territorial da Ucrânia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas”.

Esta declaração inclui os territórios conquistados pela Rússia desde o início da invasão em fevereiro, mas também a península da Crimeia, que Moscovo anexou em 2014.

Em abril, a assembleia do Conselho da Europa pediu a criação urgente de um tribunal criminal especial com mandato "para investigar e julgar o crime de agressão supostamente cometido sob a liderança política e militar da Federação Russa".

Com sede em Estrasburgo, para poder trabalhar com o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem, dependente do Conselho da Europa, o tribunal especial "deve ter o poder de emitir mandados de captura internacionais" e não ser limitado pela imunidade do Estado, dos chefes de Estado e de governo ou de outros cargos públicos.

A Rússia foi excluída do Conselho da Europa em março, devido à invasão da Ucrânia.