Guerra Rússia-Ucrânia

Soldado russo avança com o veículo blindado sobre minas terrestres claramente visíveis

Loading...

O incidente mostra como o treino nas forças armadas russas é fraco, segundo especialistas militares.

Num vídeo divulgado online pela Ucrânia, vê-se um veículo blindado russo a passar sobre uma fila de minas terrestres que estavam claramente visíveis numa estrada ucraniana.

O blindado MT-LB passa por cima de várias minas antitanque TM-62 e logo de seguida vê-se uma enorme explosão e o veículo desaparece numa bola de fogo e nuvens de fumo. Vê-se um sobrevivente sentado na relva no meio de fragmentos queimados, parecendo abanar a cabeça com surpresa.

Especialistas militares consultados pelo The Telegraph dizem que as minas antitanque geralmente são enterradas para que não possam ser detetadas pelos motoristas de veículos blindados. Não se sabe por que aquelas foram deixadas na estrada à vista de todos.

O incidente mostra como o treino nas forças armadas russas é fraco. A Rússia tem sofrido pesadas perdas desde que Vladimir Putin lançou uma guerra contra a Ucrânia em fevereiro, uma “operação especial” que deveria ter terminado em três dias.

Autoridades dos EUA estimam que cerca de 75.000 soldados russos foram mortos ou feridos. Putin procurou reforçar o seu exército anunciando uma mobilização parcial de reservistas, embora relatos vindos da Rússia sugiram que isso equivale a um recrutamento em massa.

Alguns dos soldados convocados nesta campanha de mobilização já foram entretanto capturados na Ucrânia e revelaram que receberam apenas alguns dias de treino - ou até mesmo nenhum - antes de serem mobilizados.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do