Germano Almeida considera que perder Kherson seria "desastroso" para a Rússia e afirma que a lei marcial imposta pelo Presidente Vladimir Putin é "ilegal" e uma "tática desesperada".
Na SIC Notícias, diz que a Rússia está a ter "cada vez mais dificuldade" em controlar as quatro regiões que afirma ter anexado e destaca a importância de Kherson para Moscovo.
"Se [os russos] perderem Kherson, ficam a deixar de ter possibilidade de chegar a Odessa, ficam com menos acesso ao Mar Negro e, a nível logístico, era desastroso na ponte que fazem com a Crimeia."
Sobre a lei marcial, o comentador da SIC defende que a medida imposta por Putin "tem tudo a ver com a possibilidade de perder esta cidade estratégica" e que é "completamente ilegal".
"Putin não pode declarar lei marcial de um território que não é dele, é da Ucrânia, e que não controla."
Germano Almeida considera que a lei marcial foi imposta como uma "tática desesperada" de Vladimir Putin para não perder Kherson.
O Presidente russo, Vladimir Putin, decretou na terça-feira a lei marcial nos quatro territórios ucranianos de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporíjia, anexados em setembro por Moscovo, e deu mais poderes aos governadores de todas as regiões da Rússia.