Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky rejeita acusações russas de "bomba suja" e pede resposta "forte"

Loading...

Ministro da Defesa russo tinha dito, em conversas com países da NATO, que Ucrânia estaria a preparar uma "bomba suja".

O Presidente da Ucrânia diz que a Rússia é que tem utilizado táticas sujas na Ucrânia. O Zelensky pede também uma reação forte da comunidade internacional contra as ameaças do Kremlin. Declarações depois de Moscovo dizer que Kiev tenciona lançar uma "bomba suja".

“Se a Rússia telefona e diz que a Ucrânia está a preparar alguma coisa, isso significa uma só coisa: a Rússia já preparou tudo. Penso que agora, o mundo deve reagir tão fortemente como possível”.

Zelensky referia-se aos telefonemas feitos pelo ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, aos seus homólogos francês, britânico, turco e norte-americano, alertando de que a Ucrânia estaria a preparar "uma provocação" com uma "bomba suja", contendo elementos radioativos, que faria explodir no seu próprio território para depois culpar Moscovo.

Se a Rússia preparou "uma nova fase de escalada, ela deve ver agora, de forma preventiva e antes de mais uma das suas 'manobras sujas', que o mundo não aceitará isso", frisou o Presidente ucraniano.

Zelensky considerou que a ameaça russa de utilizar armas nucleares contra o seu país "é um motivo não só para sanções como para um apoio ainda maior à Ucrânia".

Últimas Notícias