Guerra Rússia-Ucrânia

Rússia suspende acordo para exportação de cereais ucranianos

Rússia suspende acordo para exportação de cereais ucranianos
John Moore

Anúncio surge após um alegado ataque ucraniano à frota russa no Mar Negro.

A Rússia vai suspender o acordo de exportação de cereais ucranianos, informou este sábado, a partir de Moscovo, o ministro da Defesa russo. O anúncio surge na sequência de um alegado ataque ucraniano com drones, durante a madrugada deste sábado, à frota russa no Mar Negro.

Loading...

O Ministério da Defesa da Rússia informou ainda que o ataque “terrorista” foi levado a cabo com a ajuda de "especialistas" da Marinha britânica e visou navios envolvidos no corredor de exportação de cereais no Mar Negro.

A Rússia diz também que conseguiu repelir o ataque, mas que sofreu pequenos danos num caça-minas. Como consequência, decidiu suspender o acordo que garantia a exportação de cereais ucranianos.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a Ucrânia nega ser responsável por este ataque. Também o Reino Unido disse que as alegações da Rússia, incluindo o envolvimento da Marinha britânica no ataque ao gasoduto Nord Stream no mês passado, são falsas e visam distrair a atenção das falhas militares russas na Ucrânia.

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano, Andriy Yermak, acusou a Rússia de inventar "ataques terroristas fictícios nas suas próprias instalações". O ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, acusou Moscovo de criar um "pretexto falso" para suspender o acordo.

"Peço a todos os Estados que exijam que a Rússia pare com os jogos de fome e se comprometa novamente com suas obrigações", disse Kuleba.

Esta decisão acontece também um dia depois de o secretário-geral da ONU, António Guterres, ter apelado à Rússia e à Ucrânia que renovassem o acordo. Guterres alertou para a importância da renovação deste acordo, intermediado pelas Nações Unidas e pela Turquia em julho e que expira a 19 de novembro, “para a segurança alimentar em todo o mundo”.

Últimas Notícias
Mais Vistos