Guerra Rússia-Ucrânia

Lágrimas e cânticos de glória no regresso dos soldados ucranianos a Kherson

Lágrimas e cânticos de glória no regresso dos soldados ucranianos a Kherson
Olexandr Chornyi

Vídeos mostram a felicidade da população ucraniana. Há relatos de soldados russos feridos que foram deixados para trás.

A Ucrânia diz que já tem o controlo quase total de Kherson e a bandeira ucraniana voltou a ser hasteada no centro da cidade. Moscovo confirma que a retirada está concluída e que mais de 30 mil soldados saíram da zona.

A retirada está a ser celebrada pela população de Kherson, que recebeu com emoção os militares ucranianos. Nas ruas, ouviram-se cânticos de glória com muitas lágrimas de alegria e alívio à mistura.

Loading...

Durante a retirada, surgiram relatos de soldados russos feridos que foram deixados para trás. Mais tarde, os soldados foram aconselhados a trocar a farda militar por roupas civis para conseguirem escapar.

Nas redes sociais, a Ucrânia pediu aos que ficaram para se entregarem. Disse que se a rendição fosse voluntária, lhes assegurava comida, cuidados médicos e a possibilidade de serem trocados por prisioneiros ucranianos na Rússia.

Entretanto, Moscovo rejeitou que a retirada das tropas russas de Kherson seja uma humilhação para o país. O porta-voz do Kremlin disse que a região continua a fazer parte da Rússia.

Loading...

Destruída ponte perto de Kherson

Perto de Kherson foi destruída uma importante ponte que ligava as duas margens do rio Dnipro. Ainda não se sabe quem provocou o ataque, mas especula-se que tenham sido as tropas russas para dificultarem o avanço dos soldados ucranianos.

A ponte é uma das mais importantes na região e é fundamental para aceder a Kherson. A mais próxima fica a mais de 70 quilómetros.

Loading...
Últimas Notícias
Mais Vistos