Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia confirma diálogo com Teerão sobre uso de drones iranianos pela Rússia

Ucrânia confirma diálogo com Teerão sobre uso de drones iranianos pela Rússia
Ukrainian military's Strategic Communications Directorate

Washington denunciou que Rússia comprou centenas de drones no mercado iraniano para utilizar na guerra.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros ucraniano confirmou, esta terça-feira, que Kiev e Teerão mantiveram um diálogo sobre o alegado uso de 'drones' iranianos pelas forças russas, durante o conflito em curso na Ucrânia.

O porta-voz da diplomacia ucraniana, Oleg Nikolenko, fez este anúncio em declarações à estação norte-americana CNN, embora não tenha adiantado mais detalhes sobre os efeitos práticos deste diálogo no futuro.

"Esta reunião de especialistas ocorreu. Não posso divulgar detalhes, mas posso garantir que o lado ucraniano continua a tomar as medidas mais decisivas para impedir que a Rússia use armas iranianas na guerra contra a Ucrânia", salientou.

Nikolenko referiu que a Ucrânia informou o Irão que as consequências de participar no conflito pelo lado russo seriam "desproporcionais" aos benefícios que poderia obter ao colaborar com a Ucrânia.

EUA dizem que Rússia comprou centenas de drones

Washington denunciou que a Rússia comprou centenas de 'drones' no mercado iraniano para utilizar na guerra, embora posteriormente, quer os 'media', quer as autoridades ucranianas, tenham detalhado que a maioria das peças com as quais estes tipos de armas foram feitas são de fabrico europeu e norte-americano.

A conversa de "especialistas" referida por Nikolenko ocorre numa altura em que a representação iraniana nas Nações Unidas já solicitou uma reunião com o homólogo ucraniano "para avaliar as acusações".

Segundo fonte desta delegação, citada pela CNN, até agora "foram dados passos importantes" no diálogo entre peritos de ambos os países e continuará a sê-lo para esclarecer "qualquer mal-entendido nesta matéria".

No início de novembro o chefe da diplomacia do Irão reconheceu pela primeira vez que Teerão forneceu drones a Moscovo, insistindo que a transferência surgiu antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Anteriormente, funcionários iranianos tinham negado armar a Rússia para a guerra contra a Ucrânia.

Últimas Notícias
Mais Vistos