Guerra Rússia-Ucrânia

Tropas ucranianas alcançam margem oriental do rio Dnieper perto de Kherson

Tropas ucranianas alcançam margem oriental do rio Dnieper perto de Kherson
STRINGER

Se este avanço se confirmar, as tropas ucranianas poderiam começar a operar na margem oriental.

As tropas ucranianas terão alcançado a margem oriental do rio Dnieper, perto de Kherson, cidade recentemente libertada da ocupação russa, indicam relatórios militares citados pela agência espanhola Efe.

Novos relatórios militares mostram imagens de um pequeno grupo de soldados que atravessaram as águas em embarcações e alcançaram um pequeno porto na margem oriental do rio Dnieper, onde içaram a bandeira ucraniana.

Segundo o Instituto do Estudo da Guerra norte-americano, se este avanço se confirmar as tropas ucranianas poderiam começar a operar na margem oriental.

No entanto, o mesmo instituto realça que não é claro que as tropas russas se tenham retirado daquela margem.

Uma fonte militar ucraniana, citada pela agência Ukrinform, assegura que o porto de onde foi içada a bandeira servirá como ponto para iniciar a recuperação da margem oriental do Dnieper.

A diretora dos Serviços Secretos Nacionais, Avril Haines, afirmou este domingo que os combates na Ucrânia estão a decorrer de forma mais lenta, numa altura em que acredita que os dois lados irão aproveitar o momento para se reajustar e reabastecer para uma possível contraofensiva de Kiev na primavera.

"Mas temos uma boa dose de ceticismo quanto ao facto de os russos estarem ou não preparados para isso", referiu Avril Haines, no sábado, salientando que está mais otimista quanto ao lado ucraniano nos próximos meses.

Últimas Notícias