O Senado norte-americano votou esta quarta-feira quase unanimemente para confirmar a diplomata de carreira Lynne M. Tracy como a nova embaixadora dos Estados Unidos da América (EUA) na Rússia.
Momentos antes da chegada do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Washington para uma visita histórica, os senadores votaram - com 93 a favor e dois contra - para confirmar Lynne M. Tracy como a nova embaixadora em Moscovo.
A confirmação da diplomata está a ser vista como um sinal do compromisso norte-americano com a Ucrânia devastada pela guerra, enquanto enfrenta a invasão da Rússia de Vladimir Putin.
O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, abriu a sessão dizendo que a aprovação de um novo pacote de ajuda milita à Ucrânia e a confirmação da nova embaixadora dos EUA na Rússia enviam um forte sinal de que os norte-americanos estão "inequivocamente" com o povo ucraniano.
Tracy, que anteriormente serviu como embaixadora dos EUA na Arménia e que é diplomata de carreira do Serviço de Relações Exteriores norte-americano, "terá a tarefa de enfrentar Putin", disse Schumer.
A deslocação de Tracy para Moscovo ocorre após o embaixador anterior, John Sullivan, ter deixado o cargo em setembro último, pouco antes da morte da sua mulher.