Guerra Rússia-Ucrânia

Opinião

Saída de Zelensky da Ucrânia "mostra confiança total em quem fica em Kiev"

A análise do comentador da SIC Germano Almeida.

Loading...

O Presidente da Ucrânia está a caminho dos Estados Unidos. A visita foi confirmada por Volodymyr Zelensky e pela própria Casa Branca. Esta é a primeira vez que Zelensky sai da Ucrânia desde 24 de fevereiro.

Germano Almeida diz que é "muito significativo que o faça nos Estados Unidos, o país que, de longe, mais está a apoiar a Ucrânia desde o início [da invasão russa]".

Zelensky parte para os Estados Unidos um dia depois de visitar o "ponto quente" dos combates em Bakhmut, no leste da Ucrânia. “Isso mostra confiança total em quem deixa em Kiev, uma vez que a Ucrânia está sob ataque de uma das maiores potências militares do mundo”, afirma o comentador da SIC.

Germano Almeida acredita que um dos assuntos que estará em cima da mesa, no encontro entre Joe Biden e Volodymyr Zelensky, será a questão dos geradores e a capacidade da Ucrânia enfrentar este inverno. É provável que o Presidente ucraniano peça ajuda a Biden nesse sentido.

Em relação às rotas e aos meios utilizados na deslocação do Presidente da Ucrânia, pouco se sabe. "Todos os pormenores relacionados com a viagem de Zelensky estão envoltos em grande secretismo por razões óbvias", conclui.