Um voo humanitário com cerca de 100 refugiados ucranianos chegou, esta quinta-feira, a Lisboa proveniente da Moldávia, um avião da companhia aérea ucraniana de baixo custo "Sky Up Airlines".
Previa-se que viessem 176 pessoas, mas alguns imprevistos fizeram com que o número fosse menor.
O avião aterrou em Lisboa pouco antes das 17:00 e uma hora depois os passageiros já tinham desembarcado no aeroporto militar de Figo Maduro.
Os refugiados são sobretudo mulheres e crianças, alguns chegados esta quinta-feira mesmo à Moldávia provenientes de Kiev.
A chegada dos refugiados decorre da iniciativa "Check-In Esperança", fruto de uma parceria entre a associação "Ukrainian Refugees UAPT" e a empresa Leroy Merlin.
De acordo com a organização, o avião partirá para a Moldávia dentro de algumas horas com 15 toneladas de bens como aquecedores, geradores e produtos de higiene, para depois serem transportados por camiões humanitários até Kiev e serem distribuídos a populações necessitadas.
A associação disse em comunicado que este é o sexto voo que já realizou.
As duas entidades, a associação e a empresa, no mesmo comunicado, garantem que vão assegurar o acompanhamento de longo prazo aos refugiados recém-chegados.
A "Ukrainian Refugees UAPT" foi fundada em fevereiro de 2022 e é uma organização sem fins lucrativos, sediada em Portugal, que presta apoio a refugiados da guerra na Ucrânia, decorrente da invasão russa.
Portugal já atribuiu 56.272 protecções temporárias a quem teve de fugir da guerra na Ucrânia.