Guerra Rússia-Ucrânia

Canadá já enviou o primeiro tanque Leopard 2 para a Ucrânia

Anita Anand, ministra da Defesa canadiana
Anita Anand, ministra da Defesa canadiana
EVARISTO SA

O Canadá anunciou no final de janeiro a decisão de entregar quatro tanques Leopard 2 de fabrico alemão à Ucrânia, um dia após um anúncio semelhante de vários países ocidentais.

O Canadá enviou o primeiro dos seus prometidos tanques Leopard 2 para a Ucrânia no sábado, anunciou a ministra da Defesa, Anita Anand.

Um avião da Força Aérea canadiana "descolou de Halifax com o primeiro tanque de guerra Leopard 2 que vamos doar à Ucrânia", disse a ministra numa publicação na rede social Twitter.

"O Canadá está solidário com a Ucrânia e continuaremos a fornecer às Forças Armadas ucranianas o equipamento de que precisam para vencer", acrescentou a ministra.

"Os tanques de guerra estão a caminho para ajudar a Ucrânia. O primeiro Leopard 2 canadiano já foi. O apoio do Canadá à Ucrânia é inabalável", referiu a ministra numa outra publicação no Twitter, acompanhada por um vídeo onde se vê o carregamento do tanque e a partida do avião.

O Canadá anunciou no final de janeiro a decisão de entregar quatro tanques Leopard 2 de fabrico alemão à Ucrânia, um dia após um anúncio semelhante de vários países ocidentais.

O primeiro-ministro, António Costa, assegurou no sábado que Portugal vai ceder também às Forças Armadas ucranianas tanques Leopard 2 e adiantou que está neste momento em curso uma operação logística com a Alemanha para recuperação de alguns carros de combate.

<