O resumo de 12 meses de guerra na Ucrânia por Germano Almeida, comentador SIC.
1 - INVASÃO. Um erro brutal de Putin.
2 - KIEV. Os russos achavam que iam tomar a capital ucraniana facilmente.
3 - BUCHA. Momento de viragem na condenação internacional à Rússia.
4 - MARIUPOL. Depois de meses de bombardeamentos, o cerco a Mariupol fez lembrar Aleppo na Síria.
5 - DONBASS. À custa de muitas centenas de baixas por dia, e depois de semanas de batalhas intensas, a Rússia tomou Severodonetsk e Lysychansk, quase fechou a província de Lugansk, mas no Donetsk tudo ficou em aberto.
6 - KHARVIV. A grande vitória da contraofensiva ucraniana até agora.
7 - ANEXAÇÃO. Os referendos em quatro regiões ucranianas, absolutamente ilegais, levaram a declarações de anexações sem validade em Kherson, Zaporíjia, Donetsk e Lugansk.
8 - KHERSON. Num processo longo e por vezes misterioso, os russos levaram semanas a passar da margem direita para a esquerda do rio Dnipro.
9 - CRIMEIA. Os drones ucranianos sobre Sebastopol não tinham só a Frota Russa do Mar Negro como alvo.
10 - INFRAESTRUTURAS. A Rússia ataca de novo pelo ar – com dezenas de barragens de mísseis desde 10 de outubro, com intenção de tornar a vida impossível na Ucrânia.
11 - LEOPARD. A hesitação alemã adia o que parece ser cada vez mais inevitável: a coligação Ocidental sente que é a altura de fornecer a Kiev os melhores carros de combate com poder de ataque.
12 - CAÇAS. Dar F-16, F-35, Mirage, Gripen ou Typhoon será mesmo passar a “linha vermelha” entre reconhecer o direito à Ucrânia a defender-se e recuperar território ocupado e possíveis ações ofensivas em território russo? A discussão prosseguirá.