Guerra Rússia-Ucrânia

Análise

"A única forma de chegar à paz é travar a Rússia"

A análise do comentador da SIC, Germano Almeida, à situação no terreno na guerra na Ucrânia e às negociações entre a NATO e Kiev.

Loading...

A Rússia abateu um drone perto de uma estação de distribuição de gás, esta terça-feira, numa zona perto da cidade de Kolomna, a 110 quilómetros de Moscovo. O governador da região diz que a intenção seria atacar a infraestrutura civil.

A Ucrânia não confirma, mas também não desmente a autoria do ataque. “Sendo assim, possivelmente estamos a falar de uma nova fase em que a Ucrânia mostra que tem essa capacidade de profundidade”, começa por dizer o comentador da SIC, Germano Almeida.

“Tem um significado muito grande que é a questão da Ucrânia mostrar, mesmo que não admita, que tem essa capacidade de atingir a Rússia se quiser. [Esta questão dos] drones pode ser uma mensagem à própria população russa, recordando que enquanto estão ali silenciosos e num país que não está em guerra, o seu país está a atacar a Ucrânia”, aponta.


Plano da China para a paz cai por terra?

O Kremlin diz que o plano de paz da China para a guerra na Ucrânia tem de ser analisado em detalhe e que este é um processo longo e intenso. O porta-voz Dmitry Peskov refere ainda que a "operação militar especial (na Ucrânia) vai continuar".

“Como é que é possível respeitar o ponto um da China, quando a Rússia mostra que não está disposta a abdicar dessa questão?”, questiona o comentador da SIC. Para Germano Almeida, “estamos perante uma questão sem solução"

“Para quem ainda não percebeu, a questão da paz não está do lado da Ucrânia, está do lado russo. A única forma de chegar à paz é travar a Rússia”, afirma.

Entrada da Ucrânia na NATO será a "longo prazo". O que significa?

O secretário-geral da NATO defendeu esta terça-feira que a Ucrânia irá tornar-se membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), mas apenas a "longo prazo".

Germano Almeida diz que a longo prazo quer dizer depois da Guerra.

"Ninguém sabe quanto tempo a guerra vai durar e é mais seguro dizer a longo prazo porque se calhar não será a curto ou a médio", explica.

O comentador da SIC diz que Stoltenberg foi claro quando disse que a questão agora é a “Ucrânia segurar-se, manter-se independente e travar a Rússia”. E, mais tarde, talvez possa fazer esse caminho rumo à NATO.