A fuga de documentos secretos dos EUA têm informacões sensíveis sobre a Ucrânia. Washington não confirma a autencidade, mas fala em risco "muito grave" para a segurança nacional, numa altura em que a Rússia parece estar cada vez mais perto de assumir o controlo de Bakmut.
Os sistemas antiaéreos da Ucrânia, essencias na defesa do país contra ataques russos, podem estar em vias de se esgotar. Esta é apenas uma das muitas informações sensíveis que, alegadamente, terão tido origem no Pentágono e que estão há vários dias a circular na internet.
Washington reconhece os riscos e gravidade do problema, mas não confirma a veracidade dos documentos.
Para já, quem ganha com estas revelações é a Rússia, numa altura em que continua o braço de ferro com os Estados Unidos por causa da detenção do jornalista do Wall Street Journal. O Kremlin garante que o correspondente violou as leis russas. Evan Gershkovich está a ser acusado de espionagem por ter recolhido informações sobre a indústria de defesa do país. O repórter de 31 anos incorre numa pena de prisão de 20 anos.
No terreno, as tropas russas atacaram nove regiões ucranianas nas últimas 24 horas. Sete civis ficaram feridos. Mas a situação mais crítica continua a ser a de Bakhmut. Tudo indica que a Rússia está a ganhar terreno, mas está a sofrer "baixas significativas" para o conseguir.