O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, está esta segunda-feira reunido com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, no Reino Unido. No encontro, vai ser oficializado o envio de drones e mísseis de longo alcance à Ucrânia. Nos últimos dias, o líder ucraniano visitou várias capitais europeias, onde pediu mais apoio.
"O Reino Unido é líder quando se trata de expandir nossas capacidades no solo e no ar. Essa cooperação continuará hoje", escreveu Zelensky no Twitter, acrescentando que se vai encontrar com o “amigo Rishi”.
O encontro - o segundo em dois meses - acontece em Chequers, na casa de campo do primeiro-ministro. O Presidente uraniano é o primeiro líder mundial que Rishi Sunak recebe nesse local.
Volodymyr Zelensky chegou de helicóptero.
Entretanto, o primeiro-ministro britânico já partilhou, no Twitter, uma foto com Zelensky, onde se pode ler:
“Bem-vindo de volta”.
O Reino Unido tem sido um dos maiores fornecedores de ajuda militar à Ucrânia. Na semana passada, tornou-se a primeira nação a fornecer à Ucrânia mísseis de cruzeiro de longo alcance, os Storm Shadow.
Volodymyr Zelensky visitou Berlim, Roma e Paris no fim-de-semana para se encontrar com os líderes europeus e pedir mais apoio militar e financeiro para a Ucrânia.
"É um momento crucial de resistência da Ucrânia a uma guerra terrível de agressão", disse o primeiro-ministro britânico, citado pela Reuters.
E acrescentou:
"Não devemos dececioná-los. A linha da frente da guerra de agressão de Putin pode estar na Ucrânia, mas as falhas estendem-se a todo o mundo. É do nosso interesse garantir que a Ucrânia seja bem-sucedida e que a barbárie de Putin não seja recompensada".
Reino Unido envia drones e mísseis para a Ucrânia
O Reino Unido vai enviar centenas de drones de longo alcance, com capacidade para mais de 200 quilómetros de distância, avança a agência Reuters, que cita o Governo britânico.
"Hoje o primeiro-ministro vai confirmar o fornecimento do Reino Unido de centenas de mísseis de defesa aérea e sistemas aéreos não tripulados, incluindo centenas de novos drones de ataque de longo alcance de mais de 200 quilómetros".
O equipamento será entregue "nos próximos meses", acrescenta o Governo, citado pela Reuters.