Guerra Rússia-Ucrânia

Zelensky elogia decisão dos EUA de permitir entrega de caças

Também o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, saudou o apoio dos EUA a esta iniciativa de vários países, incluindo o Reino Unido.

Zelensky elogia decisão dos EUA de permitir entrega de caças
AP

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, saudou esta sexta-feira a decisão "histórica" do Presidente norte-americano, Joe Biden, de estar pronto para permitir que outros países forneçam à Ucrânia os caças que tem pedido, os F-16 de fabrico americano.

"Saúdo a decisão histórica dos Estados Unidos de apoiar a coligação internacional para a entrega de aeronaves de combate. Isso ajudará consideravelmente a nossa força aérea", escreveu o Presidente ucraniano no Twitter.

Também o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, saudou esta sexta-feira o apoio dos EUA a esta iniciativa de vários países, incluindo o Reino Unido, para treinar pilotos ucranianos em caças, incluindo F-16.

"O Reino Unido trabalhará com os Estados Unidos, Holanda, Bélgica e Dinamarca para fornecer à Ucrânia a capacidade de combate aéreo de que necessita", disse Rishi Sunak, saudando o "bem-vindo" apoio americano a esta iniciativa multilateral.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro de 2022 pela Rússia foi justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia.