Guerra Rússia-Ucrânia

Adesão da Suécia à NATO pode acontecer já este mês

Durante um encontro de ministros dos Negócios Estrangeiros da Aliança, na Noruega, a adesão da Suécia e da Ucrânia à NATO foram temas que estiveram em cima da mesa.

Vários ministros dos Negócios Estrangeiros reunidos em Oslo, na Noruega.
Loading...

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO estiveram reunidos esta quinta-feira em Oslo, na Noruega, em preparação para a cimeira de líderes em julho, na Lituânia. O principal ponto do encontro foi a adesão da Suécia à Aliança Atlântica.

Durante a reunião informal, os ministros dos Negócios Estrangeiros da NATO admitiram que é possível firmar a adesão da Suécia à Aliança antes da cimeira de líderes em julho.

Suécia relembra que tem as condições necessárias

A Suécia pediu para se juntar à NATO em maio do ano passado, mas o processo ainda não foi concluído porque a Turquia e a Hungria não ratificaram a adesão. Esta quinta-feira, a Suécia relembrou que tem todas as condições reunidas para se juntar à Aliança.

Durante a reunião, o secretário geral da NATO, Jens Stoltenberg, anunciou que vai viajar até à Turquia em breve para discutir o tema e tentar encerrar um processo que está a ser adiado há meses.

Adesão da Ucrânia

A adesão da Ucrânia à NATO também foi discutida, no entanto, Stoltenberg sublinhou que antes de se falar numa adesão concreta da Ucrânia é necessário acabar com a guerra e garantir que as tropas russas abandonam os territórios que ocuparam.