Guerra Rússia-Ucrânia

Ataque aéreo em Kiev faz três mortos, incluindo duas crianças

Segundo a administração militar da capital ucraniana, as crianças teriam entre 5 e 13 anos. A informação foi também confirmada pelo presidente da Câmara de Kiev nas redes sociais.

Ataque aéreo em Kiev faz três mortos, incluindo duas crianças
Alex Babenko

Um ataque aéreo fez esta madrugada três mortos em Kiev, incluindo duas crianças, disseram as autoridades militares ucranianas. Pelo menos dez pessoas ficaram feridas.

Depois de 17 ataques com drones (veículos aéreos não tripulados) e mísseis à capital ucraniana em maio, as forças russas atingiram a capital de manhã cedo com mísseis lançados a partir do solo.

"Três pessoas morreram e quatro ficaram feridas no bairro de Desnyansky", escreveu a administração militar de Kiev, na plataforma Telegram.

Entre as vítimas mortais, estão "duas crianças, de 5-6 e 12-13 anos", segundo a mesma fonte.

O número de vítimas foi o maior registado nos ataques contra Kiev no último mês. O ataque também danificou edifícios de apartamentos, uma clínica médica, uma conduta de água e automóveis.

O Estado-Maior da Ucrânia informou que as Forças Aéreas intercetaram os dez mísseis, que identificou como mísseis balísticos de curto alcance Iskander.

A informação foi confirmada, na mesma plataforma, pelo presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko.

Vários mísseis russos foram disparados esta semana em direção à capital ucraniana. Na segunda-feira, um ataque invulgar durante o dia a Kiev obrigou os residentes a procurarem abrigo.

Desde o início da invasão, em fevereiro do ano passado, a Rússia tem repetidamente atacado Kiev com drones e mísseis, mas os ataques contra a capital intensificaram-se significativamente no último mês, à medida que a Ucrânia se prepara para uma contraofensiva.

A defesa aérea ucraniana tem vindo a tornar-se cada vez mais eficaz na interceção de drones e mísseis russos, mas os destroços resultantes podem causar incêndios e ferir as pessoas que se encontram no solo.

No bairro de Desnianskyi, os destroços caíram sobre um hospital pediátrico e um edifício vizinho de vários andares. Duas escolas e uma esquadra ficaram danificados.

Noutro bairro, Dniprovskyi, um edifício residencial foi danificado por detritos em chamas. Várias janelas ficaram estilhaçadas e carros estacionados a incendiaram-se com detritos caídos na estrada e em pátios. No bairro de Darnytskyi, uma conduta de água e um edifício residencial foram afetados e janelas ficaram estilhaçadas.

No mês passado, a Ucrânia também afirmou ter abatido alguns dos mísseis hipersónicos russos Kinzhal, que o Presidente russo, Vladimir Putin, considera serem uma vantagem competitiva fundamental.

Na quarta-feira, as forças russas efetuaram três ataques aéreos no sul da região de Kherson, juntamente com ataques com mísseis e artilharia pesada noutras partes da região.