Portugal vai doar mais equipamento à Ucrânia. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, em Bruxelas, pela ministra da Defesa. Helena Carreiras diz também que o pacote de ajuda anterior já está a caminho de Kiev.
“Vamos doar mais 14 M113, e mais nove obuses”, anunciou a ministra da Defesa. “É um novo pacote de apoio que Portugal decidiu na sequência da visita do ministro Kuleba a Lisboa.”
Além disso, Portugal tem em curso a expedição de “cinco veículos blindados de transporte de pessoal, mas na modalidade ambulância” e de “180 toneladas de munições de 105 milímetros”.
Portugal fala num "esforço significativo" para reforçar o apoio militar à Ucrânia e, pela primeira vez, vai doar nove obuses no total. O país vai ainda participar na coligação de treino de pilotos de F-16, que deve arrancar durante o verão.
"Este é um novo pacote que Portugal disponibiliza à Ucrânia, realçando aquilo que temos feito e o nosso permanente apoio na medida das nossas possibilidades neste esforço, que é agora ainda mais significativo, dado estarmos num momento crítico e importante que tem a ver com esta contraofensiva que vai levar algum tempo, mas que para a qual o todos os Aliados [da NATO] se mobilizam para apoiar a Ucrânia no seu esforço de enfrentar esta invasão ilegal da Rússia", salientou Helena Carreiras.
Este apoio a Kiev visa "construir as condições para que seja possível pensar num futuro de paz e de negociações", acrescentou.