Guerra Rússia-Ucrânia

Moscovo acusa Kiev de ataque a ponte na Crimeia

Na guerra da Ucrânia, o dia está marcado pelo ataque de Kiev a uma ponte da Crimeia e pelos bombardeamentos russos noturnos ao leste e sul do país.

Ponte Chonhar
Loading...

Durante a noite, a explosão destruiu a ponte de Tchongar e inutilizou uma das ligações da península anexada da Crimeia à região de Kherson, no sul da Ucrânia. O ataque, que não provocou vítimas, foi de imediato atribuído às forças ucranianas.

As autoridades russas acusam Kiev de ter usado foguetes de longo alcance Himars, fornecidos pelos países ocidentais.

Mísseis russos atingiram Donetsk e leste do país

Nas áreas da província de Donetsk, ainda controladas pelos ucranianos, a noite ficou também marcada pelos bombardeamentos russos. O maior dos ataques provocou vários feridos na povoação de Pokrovsk.

No leste e no sul, as tropas ucranianas mantêm a contraofensiva para recuperar território ocupado pela Rússia. Oficialmente, admitem já que a paciência será a maior das batalhas.

Putin volta a minimizar contraofensiva de Kiev

Em Moscovo, Putin faz agora declarações diárias sobre a Ucrânia e a ameaça do Ocidente à Rússia.

Esta quinta-feira, e depois de homenagear as vítimas da invasão nazi da União Soviética, o presidente russo fez o balanço da operação militar especial, como continua a chamar o Kremlin à invasão russa.

Angariados 600 milhões de euros para setor energético

Em Londres, terminou a conferência de doadores organizada pelo governo britânico, e com um balanço positivo dos representantes de Kiev sobre o financiamento para a reconstrução.

O final desta conferência ficou marcado pelo anúncio de 600 milhões de euros de empréstimos e subvenções para a segurança energética da Ucrânia.