Guerra Rússia-Ucrânia

Detido general russo que sabia dos planos da rebelião do grupo Wagner

A informação sobre o paradeiro do antigo comandante das forças armadas russas, ainda por confirmar oficialmente, foi avançada pelo jornal russo The Moscow Times citada por fonte anónima próxima do Ministério da Defesa russo.

Detido general russo que sabia dos planos da rebelião do grupo Wagner
SPUTNIK

O general russo que sabia da rebelião do grupo Wagner, Sergei Surovikin, foi detido esta quarta-feira, revelou fonte próxima do Ministério da Defesa russo.

O Ministério da Defesa, citado pelo The Moscow Times, ainda não comentou a alegada detenção do general, que não é visto em público desde sábado.

"Aparentemente, o general escolheu o lado de Prigozhin durante a rebelião, e eles apanharam-no", revelou e em relação ao paradeiro do general, não se "comenta essa informação nos canais internos" do ministério.

Dmitry Peskov, o porta-voz do Kremlin, rejeitou a tese de que Putin não tinha cedido às exigências do líder do grupo Wagner para uma remodelação dos quadros superiores das forças armadas russas.

Surovikin tinha conhecimento do plano de Prigozhin

Recorde-se que esta quarta-feira, os Estados Unidos revelaram que Sergei Surovikin sabia dos planos de rebelião do líder do grupo Wagner contra o Kremlin. Os serviços de informação norte-americanos estão, no entanto, a tentar perceber se o general ajudou a planear as ações do líder do grupo Wagner.

Para além disso, as autoridades americanas acreditam ainda que outros generais russos terão estado envolvidos no motim do último fim de semana.

Considerado o mais competente e implacável general na invasão russa, Surovikin comandou as forças russas na Ucrânia durante três meses, entre outubro de 2022 e janeiro de 2023, até ser substituído pelo Chefe do Estado-Maior General Valery Gerasimov.