Guerra Rússia-Ucrânia

Diplomacia da UE reafirma ajuda incondicional a Kiev

Borrell, chefe da diplomacia da UE, lembrou que a União Europeia orçamentou um total de 80.000 milhões de euros em ajuda financeira, humanitária e de defesa, 25.000 milhões dos quais foram atribuídos a material militar.

Diplomacia da UE reafirma ajuda incondicional a Kiev
Olivier Matthys

O alto representante para a política externa da União Europeia, Josep Borrell, reafirmou, este domingo, em Kiev o compromisso de Bruxelas em continuar a ajudar a Ucrânia independentemente do progresso da contraofensiva.

"O nosso apoio à Ucrânia não depende de como decorrer a guerra nos próximos dias ou semanas", disse Borrell numa conferência de imprensa na capital ucraniana, na qual elogiou a coragem dos soldados ucranianos na sua contraofensiva.

"Este é um apoio permanente e estrutural, porque enfrentamos uma ameaça existencial para a Europa", acrescentou o chefe da diplomacia europeia.

UE destinou destinou 80.000 milhões para a Ucrânia

Borrell lembrou que a União Europeia (UE) orçamentou um total de 80.000 milhões de euros em ajuda financeira, humanitária e de defesa, 25.000 milhões dos quais foram atribuídos a material militar.

O alto representante da UE reafirmou o compromisso em aumentar esta ajuda - que até agora provinha em grande parte dos arsenais dos estados-membros - através de aquisições conjuntas de material e de mais produção própria.

Borrell lamenta decisão dos EUA

Relativamente à aprovação, esta semana, no Congresso dos EUA, de uma extensão orçamental que não inclui a ajuda à Ucrânia, Borrell comentou que é uma decisão que lamenta profundamente, mas manifestou confiança na continuidade da ajuda dos EUA.

Borrell lembrou ainda que, também esta semana, uma grande maioria dos congressistas norte-americanos aprovou um pacote de ajuda para a Ucrânia no valor de 300 milhões de dólares.