Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia intensifica bombardeamentos em Belgorod

A noite foi de ataques entre a Ucrânia e a Rússia depois da maior barragem ucraniana ter sido bombardeada oito vezes, deixando mais de um milhão de pessoas sem luz. A Rússia diz ter abatido 12 drones ucranianos, a Ucrânia destruiu 31.

Loading...

Durante a noite, a Ucrânia intensificou os bombardeamento em território russo, na cidade de Belgorod. O ataque de um drone fez um morto e cinco feridos e atingiu uma zona residencial.

Mas esta não foi a única tentativa ucraniana, segundo a Rússia foram abatidos 12 drones que se preparavam para atacar três regiões distintas junto à fronteira com a Ucrânia.

Este ataque pode ter sido uma retaliação depois da maior barragem ucraniana ter sido atingida oito vezes, na sexta-feira.

Ataque a maior barragem ucraniana

Além das cinco mortes, no ataque à barragem foi comprometida a produção e distribuição de luz o que afetou 1 milhão de pessoas. A Ucrânia teve de pedir fornecimentos de emergência à Polónia, Roménia e Eslováquia.

Para Zelensky, estes ataques a infraestruturas vitais para a Ucrânia tornam evidentes as necessidades de apoio no fornecimentos de sistema de defesa aéreo.

“O terror russo só é possível agora porque não temos sistemas de defesa aérea modernos suficientes, o que, honestamente, requer vontade política suficiente para fornecê-los. Todos os parceiros sabem o que é necessário e quem pode tomar decisões que realmente salvam vidas.”

O presidente ucraniano apela, por isso, à união dos parceiros para evitar males maiores.