Guerra Rússia-Ucrânia

Ucrânia comemora 33 anos de independência enquanto a guerra com a Rússia continua

Milhares de pessoas foram este sábado até Kiev prestar homenagem aos soldados que combatem e combateram pela independência do país.

Loading...

A Ucrânia assinala este sábado 33 anos de Independência da União Soviética. Milhares de ucranianos viajaram até Kiev para homenagear os soldados ucranianos que combatem as tropas russas desde fevereiro de 2022.

Tetyna Krutova perdeu o filho no ano passado.

“Ele tinha 24 anos. Foi para a guerra como voluntário em 2022. Passou por Lyman, na região de Kharkiv, com a 80ª Brigada”, contou.

Este sábado, assinala os 33 anos da independência da Ucrânia.

“Este é um dia importante para nós. Podemos vir noutros dias, mas este dia é importante para nós, para os nossos rapazes que morreram pela independência e para aqueles que ainda estão a lutar”, acrescentou.

Como Tetyna, milhares de pessoas fazem questão de vir a Kiev prestar homenagem aos soldados que combatem e combateram pela independência do país.

“Peço-vos que honrem com um minuto de silêncio a memória de todos os nossos heróis, de todos os ucranianos, de todos os heróis de diferentes épocas que lutaram pela nossa independência e deram as suas vidas para que a Ucrânia pudesse viver”, pediu Volodymyr Zelensky.

O Presidente da Polónia e a primeira-ministra da Lituânia participaram na cerimónia ao lado de Volodymyr Zelensky.