Guerra Rússia-Ucrânia

Remodelação política na Ucrânia: “Precisamos de novas energias”, diz Zelensky

O Presidente da Ucrânia pronunciou-se esta quarta-feira sobre a remodelação política que já levou à demissão de uma série de ministros.

Loading...

Vlodymyr Zelensky diz que a Ucrânia precisa de uma nova energia depois de mais de dois anos de guerra com a Rússia. É a justificação para a remodelação governamental, que levou esta quarta-feira à demissão do chefe da diplomacia.

“Estou muito grato aos ministros e a toda a equipa governamental que trabalhou para a Ucrânia e para os ucranianos durante quatro anos e meio e alguns durante cinco anos. Precisamos de novas energias e estes passos estão relacionados apenas com o reforço do nosso Estado em diferentes direções. A política internacional e a diplomacia não são exceção”, afirmou.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, apresentou esta quarta-feira a demissão, depois de outros ministros também o terem feito.

Tratam-se dos ministros das Indústrias Estratégicas, Alexander Kamishin, da Justiça, Denis Maliuska, do Ambiente e Recursos Naturais, Ruslan Strilets, bem como do diretor do Fundo de Propriedade do Estado, Vitali Kova.

A remodelação governamental ocorre numa fase sensível da invasão russa, iniciada em fevereiro de 2022.

Enquanto as forças ucranianas reivindicam o controlo de parte da província russa de Kursk, as tropas de Moscovo continuam a progredir na frente de Donetsk, no leste da Ucrânia, ao mesmo tempo que os seus raides aéreos castigam as infraestruturas energéticas do país, antes da chegada do inverno.