O presidente ucraniano afirmou, esta quinta-feira, que Vladimir Putin é “louco” e muito “perigoso”. Volodymyr Zelensky classificou o presidente russo como um “canalha” que “adora matar”.
Em conferência de imprensa, após ter participado como convidado na reunião do Conselho Europeu, em Bruxelas, Zelensky referiu a posição do líder do Kremlin quanto aos ataques russos em Kiev, para questionar a sanidade mental de Putin.
“Acham que ele é uma pessoa sã? É um canalha”, atirou o chefe de Estado da Ucrânia.
“É muito perigoso para toda a gente. Perigoso porque, para ele, não importa o que significa a vida humana. Nada”, continuou Zelensky, antes de afirmar que Putin “adora matar”.
“Acho que ele é louco. Acho mesmo. A sério”, declarou.
O presidente da Ucrânia participou, esta quinta-feira, no primeiro Conselho Europeu presidido por António Costa. No encontro, pretendeu-se reforçar o apoio à Ucrânia face à invasão russa e também introduzir um novo formato de reuniões, para maior eficiência.
Para o próximo ano, está previsto um apoio financeiro europeu a Kiev de mais de 30 mil milhões de euros - 12,5 mil milhões de euros do Mecanismo de Apoio à Ucrânia e de 18,1 mil milhões de euros dos empréstimos extraordinários.