Guerra Rússia-Ucrânia

EXPLICADOR

Os avanços da Rússia ao longo de toda a frente nas últimas semanas

O "conhecimento das infraestruturas energéticas como variável operacional mantém-se", aponta o coronel Carlos Mendes Dias. Na SIC Notícias, analisa os avanços da Rússia, alguns deles importantes.

Loading...

O coronel Carlos Mendes Dias, comentador da SIC, analisa os avanços da Rússia ao longo de toda a frente nas últimas semanas. No Jornal SIC Notícias, destaca que as infraestruturas energéticas são um dos alvos na guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

O coronel indica que, por esta altura, a Rússia faz avanços ao longo de toda a frente, nalguns casos importantes.

"Infraestruturas energéticas como variável operacional"

Ucrânia "vai a território russo com drones" para atingir infraestruturas energéticas e depósitos de petróleo, como a Rússia vinha fazendo à Ucrânia. Ou seja, o "conhecimento das infraestruturas energéticas como variável operacional mantém-se", refere Carlos Mendes Dias.

O comentador da SIC sinaliza que a Coreia do Norte pretende vender à Rússia até 150 mísseis KN-23, de curto alcance.

Após os contra ataques ucranianos, a sudeste no saliente de Kursk, as forças russas já controlam de novo os terrenos que tinham sido conquistados pelas forças ucranianas.

A frente de Kupiansk, um perigo para as forças ucranianas

O coronel Carlos Mendes Dias aponta para desenvolvimentos importantes na frente de Kupiansk, quer a Norte, mas também a Sul.

As forças ucranianas não tem conseguido travar as russas por falta de militares, acrescenta.

O comentador da SIC aponta ainda para algum sucesso das forças russas em Chasiv Yar, Toretsk e Pokrovsk e para o constante sucesso, ainda mais para sul, em Kurakhove e Velika Novosilka.