Guerra Rússia-Ucrânia

Explicador

Munique: "Entre a barbárie intelectual e a verborreia"

Na análise à atualidade internacional, o coronel Carlos Mendes Dias destaca as negociações para a paz na Ucrânia e a situação no terreno.

Loading...

A conferência de Munique, que reuniu vários líderes mundiais, tem dado muito que falar depois dos últimos dias de negociações. O comentador da SIC, Carlos Mendes Dias, faz um balanço da conferência na Alemanha.

“Quando o Sr. Presidente Zelensky fala que tem que haver um plano comum entre eu, a Ucrânia e a Europa, a União Europeia, de outra maneira não assino. Isto é absolutamente manipulativo. Nem é inteligente. Porque isso significava, se houvesse um plano comum, que a União Europeia estava em guerra com a Federação Russa uu que os Estados Unidos estavam em guerra com a Federação Russa, só que nunca se podem pôr nessa posição. Ou então, se houvesse um plano comum entre a Federação Russa e o Irão, vamos pensar ao contrário, também estariam em guerra”, considera o comentador da SIC.

“O que estamos a ver é precisamente a Europa agora a querer tomar as rédeas da situação? Sim, eventualmente, porque há coisas que passam no segredo dos gabinetes que nós não sabemos”, acrescenta.

Este é um dos temas em análise no habitual explicador do Jornal do Dia, por volta das 13:45, com o coronel Carlos Mendes Dias.