De regresso a Kiev, o presidente da Ucrânia garante que são para cumprir as tréguas de 30 dias e se a Rússia aceitar a proposta, diz Volodymyr Zelensky, haverá perspetivas reais para negociar um plano de paz.
Donald Trump está otimista e espera falar já com Vladimir Putin ainda esta semana. Se a Rússia não aceitar o cessar-fogo na Ucrânia, o Presidente dos Estados Unidos tem uma solução.
A proposta de cessar-fogo acertada na Arábia Saudita entre Washington e Kiev foi apresentada esta quarta-feira a Moscovo. Por antecipação, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros fez já saber que rejeita tropas de manutenção de paz dos países da NATO e que a proteção das populações russófonas do Donbass é uma das prioridades do Kremlin.
No terreno continua a guerra. A Rússia garante que o exército ucraniano está a retirar-se de Kursk, no sul do país. Uma reivindicação já desmentida pelas forças inimigas.
Em solo ucraniano, a capital Kiev foi alvo de um ataque aéreo noturno. Foram ainda registados bombardeamentos russos a Kharkiv e ao porto de Odessa, no mar Negro.