Guerra Rússia-Ucrânia

Cessar-fogo na Ucrânia: Guterres espera que "se materialize" e "abra caminho para paz justa"

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, durante negociações realizadas na terça-feira, na cidade saudita de Jeddah. 

Loading...

O secretário-geral da ONU, António Guterres, considerou positiva a proposta de trégua inicial de 30 dias na guerra na Ucrânia. Diz esperar que se concretize e que a trégua seja um "caminho para uma paz justa".

"É claro que acolheremos um cessar-fogo na Ucrânia. Muitas pessoas morreram. Um cessar-fogo é de facto algo positivo e esperamos que se materialize", disse Guterres a jornalistas, na sede da ONU, em Nova Iorque. 

"E esperamos que o cessar-fogo abra caminho para a paz, uma paz justa. E vocês sabem quais são os parâmetros que consideramos relevantes para uma paz justa: a Carta [da ONU], o direito internacional e as resoluções da Assembleia-Geral", acrescentou. 

Ucrânia aceita proposta de cessar-fogo

A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo de 30 dias com a Rússia, durante negociações realizadas na terça-feira, na cidade saudita de Jeddah. 

Os Estados Unidos ficaram de informar a Rússia sobre o resultado das conversações, de acordo com a declaração conjunta divulgada no final do encontro. 

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta quarta-feira que a Ucrânia espera medidas fortes dos Estados Unidos contra a Rússia se Moscovo rejeitar essa trégua inicial de 30 dias. 

Nas negociações na Arábia Saudita, os Estados Unidos concordaram em levantar a suspensão da ajuda militar a Kiev e em retomar da partilha de dados dos serviços de informação norte-americanos com as autoridades ucranianas. 

Com Lusa.